segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O São Martinho e as castanhas

A prtir da história / lenda do São Martinho e de algumas canções acerca das castanhas surgiram diversas atividades: modelagem, colagens, pintura e escrita.
Realizámos, também , um magusto no recreio da escola, conjunto com o 1º ciclo.
Cá estão as nossas fotografias...








sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia mundial da alimentação

Iniciámos este tema  através da observação da roda dos alimentos.
Surgiram depois as atividades de expressão plástica e de escrita.
A elaboração de espetadas de fruta foi tambem uma oportunidade de explorar algumas noções matemáticas (conjuntos, quantidades...).
No dominio do conhecimento do mundo visitámos o mercado da Terrugem e descobrimos diferentes frutos e legumes.
Concluimos com um piquenique convivio ao ar livre, no parque das merendas, no âmbito da formação pessoal e social.






O outono

Esta foi a semana que dedicámos ao outono!
"Quando chega o outono
solta-se a folhinha
Aparece o vento 
cai uma chuvinha"
E foi o que aconteceu...
Desenhámos as folhas do outono, realizamos atividades de recorte e colagem com papel de lustro e pintamos com pinceis e com os dedos, usando as cores do outono.
Nas atividades de animação e apoio à familia realizamos um painel acerca do tema. Ora vejam...










sábado, 12 de outubro de 2013

As cores

Ao longo desta semana resolvemos olhar com mais atenção para tudo o que nos rodeia (Olhar com olhos de ver!).
Descobrimos que estamos rodeados de cores e que, se misturarmos algumas obtemos cores novas.
Cantámos, pintámos, recortámos e escrevemos.
Também comemoramos o dia mundial dos correios e escrevemos uma carta a quem nós quisemos; depois fomos deixá-la no marco do correio.
Como agora já temos internet aproveitámos para realizar alguns jogos didáticos e encontrámos histórias interativas muito interessantes.
Foi assim a nossa semana...