sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Vestuário

Iniciámos a semana com uma conversa acerca da importância do vestuário e treinámos o vestir, abotoar, dar nós e fazer laços. Descobrimos de onde vem a lã, o algodão e a seda.
Realizámos colagens com tecidos e lãs, escrevemos palavras e recebemos a visita de uma costureira.
Construimos tambem alguns bonecos que vestimos com folhas caídas das árvores do recreio da escola, fizemos pintura com berlindes e a maquete do projeto para a nossa "casa da árvore".
No dominio da matemática treinámos a contagem, utilizando peças de roupa e acessórios dos bonecos.

Até para a semana...

(Vão descobrindo o que é a "habitação"...)














segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O São Martinho e as castanhas

A prtir da história / lenda do São Martinho e de algumas canções acerca das castanhas surgiram diversas atividades: modelagem, colagens, pintura e escrita.
Realizámos, também , um magusto no recreio da escola, conjunto com o 1º ciclo.
Cá estão as nossas fotografias...








sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia mundial da alimentação

Iniciámos este tema  através da observação da roda dos alimentos.
Surgiram depois as atividades de expressão plástica e de escrita.
A elaboração de espetadas de fruta foi tambem uma oportunidade de explorar algumas noções matemáticas (conjuntos, quantidades...).
No dominio do conhecimento do mundo visitámos o mercado da Terrugem e descobrimos diferentes frutos e legumes.
Concluimos com um piquenique convivio ao ar livre, no parque das merendas, no âmbito da formação pessoal e social.