sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Primavera, as plantas e a água

Já começámos a construir o nosso cantinho da Natureza e a fazer as nossas sementeiras...
Ouvimos as histórias: "A menina das borboletas" e "Os girassóis da quinta dos 4 ventos".
Conversámos acerca da importância da água e das plantas, realizámos diversas atividades de expressão plástica, cantámos e dançámos e fomos ler livros ao ar livre (para comemorar o dia mundial do livro).
Foi uma semana maravilhosa!...
Obrigada a todos!!!

(e agora, vamos preparar as atividades acerca do dia da mãe...surpresa...)







sábado, 18 de abril de 2015

A árvore e o Cantinho da ciência

Esta semana iniciou com o tradicional dia de Vale!
Olhámos com mais atenção para tudo o que nos rodeia e, em particular, para a Natureza. Salientámos a importância das árvores e tudo o que nos dão!...
As árvores entraram na nossa sala e tomaram conta do espaço...
Árvores maravilhosas!
Depois, mais para o final da semana, abrimos o nosso cantinho da ciência: e a experiência escolhida foi - "o pega-monstros". Muito bom! Temos cientistas!!!
Ora vejam...





sexta-feira, 10 de abril de 2015

Páscoa / A Alimentação

Ainda a propósito da Páscoa...apresentamos o último trabalho de expressão plástica assim como uma pintura maravilhosa, realizada por um dos nossos artistas!
No âmbito do conhecimento do mundo, introduzimos o tema: "A alimentação", o qual foi iniciado com uma visita ao mercado municipal de frutas e legumes, após a qual realizámos uma aula de matemática e confecionámos uma salada de fruta. Deliciosa!...
A semana terminou com uma visita à biblioteca municipal de Elvas para assisior à hora do conto.
Agradecemos ainda à nossa Junta de Freguesia a oferta do carrinho de mão para brincar no exterior. Gostámos muito! Obrigada.
Bom fim de semana
(2º feira é dia de Vale e... dia de encontrar as surpresas no recreio...)







sexta-feira, 20 de março de 2015

A nossa semana...

Pronto!
Já podemos revelar como fizemos a prenda para os pais... (Agora que venha o sol! Queremos ver os carros dos pais com os para-sois mais coloridos do mundo!).

A experiência desta semana, no nosso cantinho da ciência, foi "ovos aos pulos". Resulta mesmo! Se pintarmos o ovo com verniz ou lápis de cera e o colocarmos num copo com vinagre, 24horas depois ele apresenta-se quase gelatinoso, parece borracha e salta sem se partir (claro que, de uma altura ligeiramente baixa...)

A propósito de ovos...pintámos os nossos ovos, construimos os cestos da páscoa e também bonecos e casinhas. Grandes artistas!

E falando de artistas...as pinturas de sexta-feira refletiram o eclipse solar do dia. Uma maravilha! Até tivemos direito a um céu cor-de-rosa! Especial!!!

Grande semana...Maravilhosa!
Obrigada pequenotes.